sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pré-estreia na Bahia!

Documentário sobre Krajcberg tem pré-estreia inédita em Salvador

Exibição da produção baiana integra comemorações dos 90 anos

do artista e ativista Frans Krajcberg



Fotos: Djanira Chagas



O eco dos gritos do artista e ativista Frans Krajcberg em prol da natureza e do meio ambiente. Dessa forma, a jornalista e pesquisadora Renata Rocha define a proposta principal do documentário “O Grito Krajcberg”, que terá pré-estreia inédita em Salvador no dia 8 de abril, às 18h30, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber, na Praça Castro Alves – Centro. Dirigido pela jornalista, o longa-metragem faz um relato da vida e obra do artista/ativista, remontando à sua trajetória voltada para a temática socioambiental. Será a primeira exibição do filme finalizado em vídeo, que está em fase de captação para realização do transfer para a versão em película, e deve integrar os circuitos de cinema de todo o país em breve.

Narrado pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências de vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, o documentário é uma produção independente da jornalista, que mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos, registros de sua obra. Entre os nomes que testemunham sobre o artista no longa estão o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; os artistas Emanoel Araujo, Chistiane Torloni, Victor Fasano, Justino Marinho, Anna Letycia, Carlos e Vergara entre outros.

“O Grito Krajcberg é também o meu grito, um grito de independência, de liberdade. É o meu grito mais alto”, diz Renata Rocha ao referir à ‘ousadia’ de estrear oficialmente no cinema baiano com uma produção independente. “Fazer uma produção independente não é fácil, principalmente quando existe um mercado que oferece poucas oportunidades para quem está iniciando a carreira de documentarista. Muitos talentos estão surgindo, mas, infelizmente, poucos conseguem despontar no cenário da sétima arte”, completa a diretora.

Para a realização desta primeira etapa de produção, o documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, IRDEB, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, dentre outros.

Um diferencial de “O Grito Krajcberg” é a trilha sonora, assinada por Camilo Fróes e Jarbas Bittencourt, e criada a partir dos elementos captados durantes as gravações. No longa, é possível conferir barulhos do barco navegando, o canto dos pássaros, as ondas do mar, além de outras sonoridades que contribuíram para deixar a trilha bem original.

“Krajcberg não surgiu em minha vida por acaso, eu nasci outra vez”, explica a documentarista, que também atuou no filme ao lado de outros profissionais reconhecidos do mercado baiano; entre eles, o cineasta José Francisco Serafim, que é seu coautor no roteiro e na montagem; a editora Gilvânia Araújo; o diretor de arte Gerson Lemos; os diretores de fotografia, Kleyton Cintra e João Jasmim, dentre outros.

A pré-estreia vai acontecer em função da programação especial das festividades dos 90 anos do artista e será realizada para homenagear Krajcberg. A princípio a exibição será só para convidados, mas a jornalista já se organiza para realizar um segundo lançamento para um público maior. Krajcberg estará em Salvador especialmente para a ocasião.

Frans Krajcberg – Frans Krajcberg é artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra; acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Kracjberg correu o mundo debatendo os sérios problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única. Desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.

Renata Rocha - Renata Rocha é produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos. Além da produção e direção do documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, a escritora organiza o livro do filme, uma versão impressa com depoimentos de Walter Salles, Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros.

Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha elaborou todo planejamento de comunicação do Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, um projeto idealizado por Frans Krajcberg em Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. Atualmente está dirigindo o longa-metragem “Emanoel Sem Fronteiras” uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. Este novo projeto também vai gerar um livro com a crítica genética do processo criativo do artista. Outra inserção no meio cinematográfico.

Pré-estreia de “O Grito Krajcberg”

Data: 8 de abril

Horário: 18h30

Local: Espaço Unibanco de Cinema Glauber (Praça Castro Alves)

Cannal Assessoria em Comunicação
(71)3272-5024 / 9988-5313


Nenhum comentário:

Postar um comentário